SIGA-NOS
Receba Novidades
Categorias

Cap. 2 - Meu reino não é deste mundo

Acompanhe o estudo do evangelho segundo o Espiritismo através de um roteiro sistematizado de perguntas e respostas para cada item do capítulo.
Cap. 2 - Meu reino não é deste mundo
Por Gilton Carlos 23/05/2024

Item 1. Pilatos, tendo entrado de novo...
Pergunta: Como podemos entender as palavras de Jesus: "Meu reino não é deste mundo"?

Resposta: A afirmação deve remeter ao pensamento seus ensinos como um todo. Estas palavras colocam seus ensinos, definitivamente, em novo plano de entendimento. Este local é o domínio do espírito. Podemos ainda entender sob dois aspectos: primeiramente nas dimensões espirituais onde a lei de amor, justiça e caridade é observada em tudo. A segunda, no mundo físico, quando os espíritos encarnados estiverem em nível de elevação moral, tal que a faça refletir, nas instituições e nas relações, este estado de bondade e justiça, muito diferente daquele contexto ao tempo de Roma e Pilatos.

Item 2. Por estas palavras, Jesus...
Pergunta: Na conversa com Pilatos, Jesus referiu-se claramente a vida espiritual, quando disse "meu reino não é deste mundo". Por que os Espíritos afirmam que este é o grande princípio para o qual estão apontados todos os ensinos de Jesus?

Resposta: É a certeza da vida espiritual, chamada por Kardec vida futura, que nos auxilia a entender as aparentes injustiças, as dores que experimentamos, os sofrimentos e misérias da humanidade. Isto nos leva a amenizar os sentimentos no coração, compreendendo como a bondade e a justiça de Deus se conjugam. Esta compreensão, então, favorece o aprendizado de humildade e de caridade ante as situações da existência.

Item 3. Apenas ideias muito imprecisas...
Pergunta: Por que as palavras de Jesus "meu reino não é deste mundo" não puderam ser compreendida na sua totalidade pelo povo da época?

Resposta: Os judeus tinham uma ideia muito imprecisa das coisas espirituais limitando-se a relacionar a grandeza de Deus às conquistas e efeitos terrenos. Jesus, mostrando mais sobre a vida do espírito, não pôde, no entanto, ir muito além, limitando-se a apresentá-la como um princípio. Razão pela qual encontrou pouca compreensão de suas palavras e atitudes. Agora, com a humanidade em nova fase de compreensão, o que o Cristo apresentou como princípio, o espiritismo demonstra pelo fatos.

Item 4. Que não é deste mundo o...
Pergunta: Jesus foi, ironicamente, crucificado como um rei. Como sua realeza pôde ser comprovada após este episódio?

Resposta: Quando fez esta afirmação colocou-se como uma autoridade já reconhecida no mundo espiritual. Na terra, naquele momento, ainda não pôde ser compreendido. No entanto, o tempo, que a tudo organiza, nos fez entender a sublimidade de seus ensinos e o alcance de seus testemunhos de amor, em beneficio da nossa educação. Neste aspecto a preponderância de sua filosofia, religião e de sua autoridade moral pôs ele nas posições de maior reconhecimento pela humanidade. Em sentido figurado, como um rei.

Item 5. A ideia clara e precisa...
Pergunta: Como o ponto de vista espiritual sobre os acontecimentos na terra pode auxiliar na melhoria moral do ser humano?

Resposta: Quando entendemos e aceitamos que estamos vivendo na terra um período de experiências para aprendizados, para melhorar moralmente, as ocorrências tomam um valor limitado de importância. Em especial às desagradaveis, reduzem-se a um dissabor de momento sobre o qual não vale a pena dar tanta atenção. Encarando-as como aulas, ou lições, passamos a ter maior autocontrole sobre nossas atitudes buscando o bem estar próprio e dos outros ao nosso redor, tendo em vista sempre as virtudes que nos faltam aprender, pois que determinam nossa condição espiritual.

Item 6. Se toda a gente pensasse...
Pergunta: Se pensar somente nas coisas espirituais, as obrigações e ocupações da encarnação não ficariam prejudicadas?

Resposta: Não, porquanto os prazeres, sensações e alegrias da vida material não são condenáveis. O abuso e sua a priorização, em detrimentos das coisas da alma, é que devem ser evitados. O ser humano tem, por lei natural, o impulso de melhorar sua situação, onde estiver, trabalhando pelo progresso tanto material, por estar encarnado, quanto espiritual, por seu Espírito.

Item 7. O espiritismo dilata o pensamento...
Pergunta: Como o conhecimento que a doutrina espírita promove auxilia na propagação do bem universal?

Resposta: Os conhecimentos espíritas ampliam nosso entendimento de quem somos enquanto individualidade e coletividade. Permite-nos ver as ligações entre a vida atual, a anterior e a futura. Ajuda-nos a entender que todos somos almas solidárias na criação, que nosso planeta faz parte de um conjunto que também tem suas relações dentro da harmonia da criação divina. Tudo isto representa a fraternidade universal.

Item 8. Quem melhor do que eu...
Pergunta: Qual a maior lição apresentada pelo Espírito que foi rainha na terra, ao reentrar no mundo espiritual após sua morte?

Resposta: A lição da humildade. Desperta com a ilusão de que o que tinha e era na terra levaria também para o mundo dos espíritos. Este choque é fruto da incompreensão de que nossa origem é espiritual, em estágio na terra. Esta a razão de Jesus colocar como ponto central de seus ensinos o mundo espiritual, nossa natureza verdadeira. Assim, viver tendo em mente que somos Espíritos matriculados na escola da terra para aprender a ser bons, nos poupa dos sofrimentos e do mal, filhos da ignorância.