SIGA-NOS
Receba Novidades
Categorias

Cap. 6 - O Cristo Consolador

Acompanhe o estudo do evangelho segundo o Espiritismo através de um roteiro sistematizado de perguntas e respostas para cada item do capítulo.
Cap. 6 - O Cristo Consolador
Por Gilton Carlos 23/05/2024

Item 1. Vinde a mim, todos vós que...
Pergunta: Por que Jesus promete alívio aos que sofrem e não a cura do sofrimento?

Resposta: Lembremos a lei de justiça, amor e caridade. Ele representa a personificação do entendimento e da brandura. Não crítica, não condena, não desdenha de nossas dores. Encontramos nele sempre um ponto de compreensão. Isso sempre representará um alívio, pois acalma a consciência culpada e seus remorsos. No entanto, a solução para o mal que originou o sofrimento compete a nós. Nisto está a lei de justiça. Somente teremos a cura, quando estivermos sem dívidas para pagar.

Item 2. Todos os sofrimentos...
Pergunta: Como o chamado de Jesus para "ir a ele" pode ser entendido na prática, uma vez que ele não está mais fisicamente presente entre nós?

Resposta: Embora careçamos sua presença material, seus ensinos ainda promovem o mesmo consolo e alívio, uma vez que nos explica, satisfazendo nossa necessidade de entendimento. Deixou para nós os fundamentos para consolação diante das aflições que vivemos, isto é, a consciência da vida espiritual e a confiança na justiça de Deus.

Item 3. Se me amais, guardai os meus...
Pergunta: Que relação podemos extrair do amor a Jesus condicionado ao guardar seus mandamentos?

Resposta: Sabedor de nossa condição de aprendizes, deixou aqui claro que a devoção, reconhecimento e louvores a ele não devem estar restritos a palavras, que sem o devido apoio em atos nobres, resunda em bajulação. O quanto o amamos, está na medida de o quanto vivenciamos seus ensinos. Se não na totalidade e pureza, no esforço sincero para alcançá-lo.

Item 4. Jesus promete outro consolador...
Pergunta: Em que consiste a consolação trazida pelo Espírito de Verdade que preside as revelações do Espiritismo?

Resposta: No esclarecimento. Os ensinos espíritas não são impostos, nem vendidos, nem trocados, não se vestem de ameaça nem atemoriza. O consolador prometido, então, mostra sem figuras de linguagem, sem parábolas para interpretação. É claro. Explica racionalmente, conciliando a bondade de Deus com sua justiça, as razões das dores, as esperanças do futuro, não como simples encorajamentos, mas com a realidade dos fatos. Assim, infunde tranquilidade, calma e força, aliviando o peso das aflições. Eis a consolação.

Item 5. Venho, como outrora, aos...
Pergunta: Por que o Espírito de Verdade recomendou amar e se instruir?

Resposta: Porque são o sentimento e o conhecimento as duas asas que elevam as almas para o alto, ao convívio dos espíritos puros.

Item 6. Venho instruir e consolar os...
Pergunta: Referindo-se a afirmação "os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem-amados meus", que virtudes está ele exaltando?

Resposta: À caridade, elevada ao mais alto sacrifício do próprio interesse. Cada um de nós tem nossa cota de dor a carregar nas provas e expiações da existência. Mas, se a humildade de aceitá-la abrilhanta o aproveitamento da experiência, aliá-la ao sacrifício de si mesmo por amor ao outro, é o seu coroamento, pois que representa o mais puro devotamento e abnegação.

Item 7. Sou o grande médico das almas...
Pergunta: Nesta mensagem o Espírito de Verdade afirma "Não busqueis alhures (em outro lugar) a força e a consolação, pois que o mundo é impotente para dá-las". Que significa isso?

Resposta: Ele inicia dizendo ser o médico das almas e que vem trazer o remédio que nos há de curar. Desta forma, podemos concluir que a enfermidade a que se refere é espiritual. Assim, as compensações materiais, prazeres, posses e tudo que se lhe relaciona não são capazes de tratar esta enfermidade. Por isso diz "o mundo não é capaz de dá-la". A cura, portanto, do espírito resume-se na transformação de seus vícios morais, centralizados no orgulho e no egoísmo, nas virtudes da humildade e caridade, resumo da doutrina de Jesus.

Item 8. Deus consola os humildes e dá...
Pergunta: Por que apenas os humildes recebem consolação, não seria assim uma negação da misericórdia divina aos outros filhos?

Resposta: Compreendemos que o amor de Deus cobre a todos: egoístas e caridosos, orgulhosos e humildes, justos e injustos. A percepção e recepção, porém, se dá obedecendo as leis justas da sintonia. Os benfeitores espirituais, que operam em nome de Deus, estão ao lado de todos os necessitados. Mas, quem mantém-se em posição de orgulho, dirigindo-se ao alto entre exigências e revoltas, não encontra conexão com os corações amigos do bem. Desta forma, impedindo o acesso, bloqueiam qualquer assimilação espiritual oferecida que poderia consolá-los.